Carregando...

Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-6

Você já se perguntou como eram os computadores da União Soviética? Conheça alguns dos PCs que foram produzidos pela potência socialista.

Para os fãs de computadores (ou sua história), listamos neste post algumas informações sobre o hardware encontrado em bunkers abandonados e estações locais da ex-URSS.

1. – Mera CM 7209 (1986)Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-1

Enquanto nos EUA se apostava nas máquinas compatíveis IBM PC, a União Soviética deu um giro estranho para o PDP-11 PC compatível após a clonagem para fins militares. (O PDP-11 foi uma longa série de  microcomputador criados nos EUA).

Ao explorar uma usina abandonada em Pripyat, na Ucrânia, o explorador urbano Jean Andersen encontrou este terminal de computador da era soviética, que teria sido usado com um desktop PC compatível PDP-11. Pripyat se tornou uma cidade fantasma no final da década de 1980, devido à sua proximidade com Chernobyl, que sofreu um desastre em sua usina nuclear em 1986.

2. Tetris no CE 5300 (cerca de meados dos anos 1980)Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-2

Em 1984, Alexey Pajitnov escreveu a primeira versão do Tetris para o computador Elektronika 60 (na foto), que também é baseado na arquitetura DEC’s PDP-11. Aqui vemos esta versão do Tetris rodando em uma máquina desktop com capacidade de uma PDP-11 mais tarde chamada de CE 5300.

3. Microsha (ca. 1987)Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-3

O Microsha foi um pequeno computador pessoal que vinha equipado com uma CPU 8080 – compatível Intel chamado KP580BM80A e 32 kilobytes de memória RAM. A máquina em si era um derivado de um equipamento de rádio anterior – 86rk, um computador doméstico soviética popular cujos planos de construção foram publicados em um artigo de revista em 1986 .

4. Ágata-4 (1984)Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-4

O equipamento Ágata- 4 era compatível com o Apple II projetado para uso nas escolas soviéticas. Sua cor vermelha brilhante e marcante contrastava com seus contemporâneos soviéticos que eram principalmente das cores cinza e marrom. Apesar deste anúncio impresso em cores da máquina, a sua relação exata com a cirurgia de precisão no globo ocular permanece desconhecida.

5. EC 1841 (1987)Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-5

Em um profundo bunker do Comando Soviético da Letônia em Skalupes, o visitante Sigurd Rage tomou esta foto de um PC CE 1841 da era soviética (e também de uma boa impressora azul).

O EC1841 era um clone IBM PC que usava uma CPU compatível com 8086 funcionando a 4,77 MHz, e tinha entre 512 e 640 kilobytes de memória RAM. O mesmo rodava um clone soviético do MS-DOS chamado Alfa DOS, que certamente ajudou os oficiais soviéticos da Letônia a manter o controle de sua coleção de mísseis.

6. Elektronika MK-90 (1986)Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-6

Perto do final da era soviética, a União Soviética produziu um computador de bolso chamado Elektronika MK-90. Ele rodava com linguagem de programação BASIC em uma tela de LCD de 120 por 64 pixels. Não é de se estranhar que custou o equivalente a $ 22.000 quando ajustada a moeda norte-americana moderna. Hoje é um item raro e muito apreciado pela calculadora e pelo computador de mão sendo procurado por colecionadores de todo o mundo.

7. BK 0010-01 (ca. 1986)Como-eram-os-computadores-PC-da-Uniao-Sovietica-URSS-7

A série BK 0010 não foi apenas uma das plataformas mais populares soviéticas de computador de casa em seu tempo, mas também foi o único equipamento interno aprovado pelo mercado oficial do governo. Tal como acontecia com os vários computadores já vistos, esta máquina também rodava com uma CPU compatível PDP-11 (que era bastante poderosa para a época) e recursos gráficos muito limitados.

As fotos abaixo são de vários equipamentos que estão no Museu de São Petersburgo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Elisandro

Recomendados para você:

Comentar com o Facebook

Comentários...