Carregando...

Truques-psicológicos-da-publicidade-5

Alguns truques psicológicos que a publicidade utiliza para manipular a opinião das pessoas a fim de obter com mais facilidade o objetivo desejado.

Largamente utilizada em todos os cantos, a publicidade é uma poderosa ferramenta para promover um produto, mudar sua opinião sobre algo, despertar seu interesse em algum assunto específico ou para criar nas pessoas uma necessidade até então inexistente utilizando-se para isso artifícios psicológicos largamente estudados para prever e orientar seu comportamento.

A revista ‘Fast Company‘ listou alguns destes truques utilizados e nós os reproduzimos abaixo.

1. Ideias emocionais.Truques-psicológicos-da-publicidade-1

Tem sido demonstrado que expor como um produto pode melhorar a qualidade de vida e de um cliente potencial é uma tática muito mais eficaz do que explicar suas funcionalidades. Aqui os anunciantes jogam com a ganância das pessoas.

2. Destacar defeitos.Truques-psicológicos-da-publicidade-2

Curiosamente, alguns anunciantes acreditam que uma maneira de construir credibilidade é apontar as deficiências de seu produto. Esta estratégia baseia-se nas dúvidas levantadas pelos compradores de um produto quando a publicidade destaca as qualidades do objeto de forma muito exagerada.

3. Enfatizar exageradamente as qualidades.Truques-psicológicos-da-publicidade-3

Para que um produto volte a chamar a atenção de potenciais compradores, alguns acreditam que é necessário reposicioná-lo na mente dos consumidores. O que eles fazem é enfatizar a qualidade de seu produto em comparação com a concorrência. Se uma pessoa acredita que no produto que usa está faltando alguma coisa, as chances de uma pessoa testar o que você promove são maiores.

4. Promover a exclusividade.Truques-psicológicos-da-publicidade-4

Os publicitários sabem que perto do topo da pirâmide de nossas necessidades encontra-se a autoestima. Assim, os especialistas tentam transmitir aos consumidores a ideia de que através da compra de seu produto vão se tornar parte de um grupo exclusivo.

5. Incutir medo.Truques-psicológicos-da-publicidade-5

Os profissionais de marketing costumam usar táticas que levam as pessoas a acreditar através do medo, incerteza e dúvida, o que pode mudar seu comportamento ou modo de pensar. Essa tática é normalmente usada em campanhas políticas, mas também é comumente usada em propagandas de medicamentos ou de seguros.

Elisandro

Recomendados para você:

Comentar com o Facebook

Comentários...