Carregando...


O que era esta estrutura militar em forma de pirâmide construída pelos EUA nos anos 70?

A Biblioteca do Congresso dos EUA em Washington DC, publicou recentemente fotos e desenhos de um complexo militar construído no estado de Dakota do Norte, em 1975.

Nas fotos, tiradas pelo artista Benjamin Halpern para o Governo dos EUA,  podem ser vistas as várias fases da construção de uma estrutura gigantesca muito semelhante à pirâmide mexicana de Kukulkan, no complexo arqueológico de Chichen Itza.


Na verdade, esta pirâmide era o radar e o centro de controle do complexo militar chamado Stanley R. Mickelsen Salvaguardar Complex, que durante a Guerra Fria contava com sistemas de mísseis antibalísticos armados com instrumentos atômicos.

A missão desta pirâmide era detectar e interceptar mísseis balísticos lançados pela União Soviética, que pudessem ameaçar os EUA. Estava equipado com 30 mísseis interceptores de grande altitude LIM-49A Spartan e 16 mísseis balísticos de curto alcance  para destruir os mísseis que chegassem aos Estados Unidos. Os militares acreditavam que este novo complexo ajudaria a eliminar a ameaça de um bombardeio de mísseis nucleares pela União Soviética, uma vez que era capaz de detectar mísseis no horizonte.

Em 1976, o complexo foi fechado depois de quatro meses de operação, sem qualquer explicação por parte das autoridades.


[RT, Library of Congress]

Elisandro

Recomendados para você:

Comentar com o Facebook

Comentários...